Home » Áreas Tratadas, Lipoaspiração

Abdominoplastia ou Lipo ? Tire suas dúvidas

6 maio 2012 No Comment

ABDOMINOPLASTIA OU LIPOASPIRAÇÃO  : QUAL CIRURGIA ESTÁ INDICADA PARA O MEU CASO?

abdominoplastia

Muitos pacientes procuram os consultórios e clinicas de cirurgia plástica em busca daquela barriguinha sequinha e atlética, tão propagada na mídia e estampada nos corpos de verão visto em nossas praias. Embora os 2 tipos de cirurgia tenham como objetivo final uma melhora na estética abdominal, sua indicação pode ser totalmente diferente, dependendo de cada paciente. A abdominoplastia é a cirurgia plástica indicada para remover o excesso de flacidez abdominal, presente após a gravidez ou grandes emagrecimentos , que resulta na perda da elasticidade da pele e músculos do abdomen, que não mais irão responder a dieta e exercícios físicos. Quando a pele é submetida a grande tração, suas fibras colágenas podem se quebrar, gerando estrias, que denotam o estágio final da perda da sua capacidade de retração. Nessa situação a única opção possível é a cirurgia de abdominoplastia, que irá tracionar ao máximo a pele , removendo o seu excesso, através de uma cicatriz horizontal localizada na região pubiana. O resultado é o de um abdomen retinho e esticado.

Confira esse vídeo de abdominoplastia que mostra o passo a passo da cirurgia.

Muitas vezes, além da flacidez abdominal, o paciente apresenta áreas de gordura localizada. Nesse momento estaria indicada a lipoaspiração. Note que são 2 procedimentos diferentes, a abdominoplastia irá eliminar o excesso de pele e flacidez, porém a gordura localizada presente no restante do abdomen só será removida caso o paciente faça uma lipo.  A lipoaspiração pode ser realizada no mesmo momento da realização da abdominoplastia ( no procedimento conhecido como lipobdominoplastia ), antes ou após a cirurgia do abdomen. A vantagem de se realizar a lipo antes da plastica do abdomen se refere a grande capacidade de retração da pele proporcionado pela lipoaspiração. Nesse caso, o paciente realiza a lipo e aguarda cerca de 3 meses ( tempo necessário para observar a retração máxima da pele abdominal, que pode diminuir em até 60% em relação ao seu tamanho original). Na grande maioria das vezes, somente a retração da pele com a lipo já é suficiente, tornando desnecessária a realização da abdominoplastia e evitando a sua cicatriz resultante na região pubiana. Cabe ressaltar que o paciente deve estar ciente que em alguns casos, a pele abdominal pode não retrair convenientemente, e nessa situação, estaria indicada a realização da abdominoplastia pós lipo.

Quando o paciente possui apenas gordura localizada, apenas está indicada a lipoaspiração.

Outra situação se refere ao paciente que apresenta um abdomen claramente pendente, com grande quantidade de estrias e onde se tem certeza que a lipo não promoverá adequada retração. Essa é a melhor indicação para lipoabdominoplastia, onde é realizada no mesmo procedimento cirúrgico a remoção de gordura localizada e flacidez de pele, resultando em uma dramática transformação no contorno corporal do paciente. A cirurgia é realizada em hospital, sob anestesia peridural e requer internação hospitalar por cerca de 30 dias. Nesse procedimento é realizada ainda a plicatura dos musculos retos abdominais, que nesse caso funcionarão como uma “cinta interna”, afinando a cintura do paciente e contribuindo para melhora estética proporcionada pela lipo abdominoplastia.

como é feita a abdominoplastia

Veja na foto como é feita a abdominoplastia, incluindo retirada de pele e sutura dos musculos abdomen

Em sua consulta na Bioplastica, voce terá oportunidade de conversar com nossos cirurgiões a respeito de seu caso e tirar todas as suas dúvidas, além de descobrir qual a melhor cirurgia indicada para você: lipoaspiração, abdominoplastia ou lipoabdominoplastia. Ligue para nossa clinica de cirurgia plástica nos telefones 021-3547-8621 ou 2284-1721 e agende sua consulta de avaliação.

Leave your response!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.